Agendamento de Consulta Oftalmológica

Patologias oculares

Abaixo listamos as doenças oculares mais comuns e os tratamentos disponíveis no Instituto de Oftalmologia Aplicada.

Blefarite

A blefarite é uma inflamação não contagiosa das pálpebras, normalmente caracterizada pela produção excessiva de uma camada oleosa do filme lacrimal, gerada por várias glândulas encontradas na pálpebra, criando uma condição favorável para o crescimento bacteriano.

saiba mais


Hordéolo

O hordéolo pode se manifestar de forma interna e externa e é popularmente conhecido por terçol. O hordéolo externo ocorre como um pequeno abscesso localizado na borda das pálpebras, sendo causado pela inflamação e infecção dos folículos ciliares (cílios).

saiba mais


Pterígio

É caracterizado pelo crescimento de uma membrana no canto do olho (mais comum no canto interno) em direção à pupila, sobre a córnea.

saiba mais


Melanoma de Conjuntiva

Ocorre geralmente em pessoas da raça branca e de meia idade; podendo originar-se em áreas sem qualquer anormalidade prévia, ou de alterações como um nevo ou de uma melanose adquirida; geralmente é pigmentado e elevado.

saiba mais


Carcinoma de Células Escamosas da conjuntiva (CEC)

A conjuntiva é um tipo de membrana mucosa que recobre a parte externa branca do globo ocular. O CEC é o tumor maligno mais comum da conjuntiva. Acomete geralmente pessoas idosas, ou jovens imunodeprimidos.

saiba mais


Retinoblastoma

O retinoblastoma é um tumor originário das células primitivas da retina, e representa o tumor intraocular maligno mais frequente da infância. Acomete principalmente crianças abaixo de 3 anos de idade.

saiba mais


Carcinoma Metastático da Úvea

São lesões que se desenvolvem a partir de células provenientes de um tumor primário extraocular, que chegam ao olho pelo sangue. As metástases mais frequentes são as provenientes dos tumores de mama na mulher, seguidas por aquelas de pulmão no homem.

saiba mais


Osteoma da Coróide

São tumores ósseos benignos que tipicamente crescem na coróide em pacientes adolescentes ou jovens (2º / 3º década), mais frequentemente no sexo feminino. Acometem somente um olho em 80% dos casos.

saiba mais


Hemangioma da Coróide

É um tumor vascular benigno e pode ser circunscrito ou difuso. O hemangioma circunscrito é um tumor raro, geralmente diagnosticado entre os 20 e 30 anos

saiba mais


Melanoma de Coróide

O melanoma de coroide é o tumor maligno intraocular mais comum da idade adulta, sendo mais prevalente acima de 50 anos, especialmente em pessoas com pele ou olhos claros.

saiba mais


Uveíte

Úvea é o conjunto de estruturas formado pela a íris, corpo ciliar e coróide. O processo inflamatório dessas estruturas recebe o nome de uveíte.

saiba mais


Ceratocone

Parecido com o astigmatismo, o ceratocone também é uma alteração na curvatura na córnea.

saiba mais


Conjuntivite

Inflamação da conjuntiva, membrana que recobre a parte branca do olho.

saiba mais


Glaucoma

Aumento da pressão dentro dos olhos que pode causar a perda das fibras nervosas que formam o nervo óptico.

saiba mais


Astigmatismo

É uma doença ocular causada por irregularidade da córnea e o seu efeito é a distorção de imagem, que fica desfocada e distorcida e podem causar dores de cabeça ou cansaço ocular.

saiba mais


Hipermetropia

A hipermetropia causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos e podem causar dores de cabeça ou cansaço ocular.

saiba mais


Miopia

É um dos mais frequentes erros de refração que se caracteriza pela dificuldade visual para objetos distantes, vista cansada ao final do dia e eventualmente dor de cabeça.

saiba mais


Aplicação de Toxina Botulínica

Indicada no tratamento de estrabismo e blefaroespasmo.

saiba mais


Lente de Contato

O oftalmologista é quem deve determinar a viabilidade do uso de lentes, que é uma forma segura e eficiente para correção da visão desde que a adaptação e uso sejam realizados sob supervisão.

saiba mais


Estrabismo

Estrabismo é a disfunção dos músculos externos dos olhos, impedindo seu alinhamento.

saiba mais


Oftalmo Pediatria

Os problemas oculares na infância devem ser tratados por profissionais treinados e especializados.

saiba mais


Tumores Oculares

Tumores Oculares podem ser diagnosticados tanto em crianças como em adultos.

saiba mais


NEWSLETTER

IOA OFTALMOLOGIA - ITAIM - SP RUA JOAQUIM FLORIANO, 101 . 10º ANDAR . ITAIM BIBI
CEP 04534-010 . SÃO PAULO . SP . (11) 3071-2000

COMO CHEGAR

IOA Oftalmologia no facebook IOA Oftalmologia no Google +

© 2014 . IOA - INSTITUTO DE OFTALMOLOGIA APLICADA