Agendamento de Consulta Oftalmológica

Blefarite

A blefarite é uma inflamação não contagiosa das pálpebras,  normalmente caracterizada pela produção excessiva de uma camada oleosa do filme lacrimal, gerada por várias glândulas encontradas na pálpebra, criando uma condição favorável para o crescimento bacteriano. Esta condição afeta frequentemente as pessoas que tem tendência a apresentar pele oleosa, seborreia (caspa), Olho Seco e idosos.
Os principais sintomas são irritação ocular, prurido, olhos vermelhos e sensação de areia nos olhos. Contudo, alguns sinais mais específicos como edema da margem palpebral acompanhado de hiperemia (vermelhidão), presença de hordéolo (terçol) e calázios e crostas (caspas) nos cílios ajudam a identificar melhor a doença.
Apesar de ser uma doença crônica, que alterna fases de piora com períodos assintomáticos, existem formas de mantê-la em equilíbrio e melhorar os sintomas. O tratamento básico, e essencial, da Blefarite refere-se à higiene palpebral e uso de colírios lubrificantes para melhorar a qualidade da lágrima. Esta higiene deve ser feita com produtos específicos ou xampu infantil neutro diluído em água, precedida de compressas de água morna, tentando remover o excesso de secreção gordurosa acumulada nas margens palpebrais. Dependendo da etiologia e intensidade da doença será necessário o uso de medicação tópica (colírios e pomadas antibióticas) e inclusive medicação via oral. Alguns estudos sugerem que o ômega 3, nutriente encontrado em peixes, soja, entre outros alimentos, podem ajudar na regulação da função das glândulas palpebrais e com isso reduzir a blefarite.
A disciplina do paciente na manutenção da higiene das pálpebras é essencial para a melhora da qualidade vida.

voltar

NEWSLETTER

IOA OFTALMOLOGIA - ITAIM - SP RUA JOAQUIM FLORIANO, 101 . 10º ANDAR . ITAIM BIBI
CEP 04534-010 . SÃO PAULO . SP . (11) 3071-2000
(11) 3168-6638 | (11) 3071-2084 | (11) 3078-3434 | (11) 3168-7828

COMO CHEGAR

IOA Oftalmologia no facebook IOA Oftalmologia no Google +

© 2014 . IOA - INSTITUTO DE OFTALMOLOGIA APLICADA