Agendamento de Consulta Oftalmológica

Melanoma de Coróide

O melanoma de coróide é o tumor maligno intraocular mais comum da idade adulta, sendo mais prevalente acima de 50 anos, especialmente em pessoas com pele ou olhos claros. É um tumor agressivo que, se não tratado corretamente, pode se espalhar para outros órgãos do corpo, como fígado e pulmão.
Dentre os sinais e sintomas mais comuns estão a diminuição da visão e a visualização de “moscas volantes” ou flashes luminosos (fotopsia). Raramente causa sinais externos visíveis a olho nu. Em muitos casos, o tumor pode ser assintomático, especialmente quando localizado longe da área nobre da visão.
Uma vez diagnosticado, o tratamento tem por objetivo controlar a lesão tumoral, preservando os tecidos sadios próximos, além do olho e da visão. A escolha do tratamento baseia-se principalmente no tamanho do tumor, na idade do paciente, saúde sistêmica geral, localização da lesão, entre outros fatores.
Lesões pequenas e inativas podem ser somente observadas. Para os melanomas ativos pequenos e médios, a opção de tratamento mais utilizada é a braquiterapia ocular (radiação do tumor) isolada ou associada à termoterapia transpupilar (laserterapia).
A braquiterapia é uma técnica inovadora de tratamento que utiliza radiação ionizante de contato. Consiste na implantação cirúrgica de um pequeno artefato radioativo (iodo ou rutênio) na forma de placa, aplicado diretamente sobre a área do olho comprometida.  A placa permanece no olho do paciente por alguns dias (em média cinco dias), até que a dose de radiação que irá inativar a lesão tumoral seja emitida. A placa então é removida e o paciente passa a ser acompanhado  a nível ambulatorial.
A enucleação (retirada do globo ocular) fica reservada apenas para os casos de tumores grandes e com ausência de visão. Com os avanços tecnológicos, os implantes intracavitários que são utilizados durante a cirurgia para repor o volume do olho removido, permitem boa integração e movimentação da prótese externa ( adaptada 30 dias após a cirurgia), com resultados estéticos bastante naturais e satisfatórios.
O diagnóstico precoce é o principal aliado contra a doença.

NEWSLETTER

IOA OFTALMOLOGIA - ITAIM - SP RUA JOAQUIM FLORIANO, 101 . 10º ANDAR . ITAIM BIBI
CEP 04534-010 . SÃO PAULO . SP . (11) 3071-2000
(11) 3168-6638 | (11) 3071-2084 | (11) 3078-3434 | (11) 3168-7828