Agendamento de Consulta Oftalmológica

09/10/2014 - 09 de outubro de 2014 - Dia Mundial da Visão

Hoje, no Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos. Como a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% das cegueiras são evitáveis, isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos, poderiam não ser, se tivessem recebido tratamento precocemente.

Está na hora de dizermos CHEGA DE CEGUEIRA EVITÁVEL!

O acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular do povo brasileiro.
Mas, essa triste realidade não ocorre apenas no Brasil. Por isso, a OMS se uniu a outras instituições para que um dia por ano se pense, discuta, chame a atenção de toda a sociedade sobre o tema.  Esse dia é chamado de Dia Mundial da Visão, e é sempre celebrado na segunda quinta-feira de outubro. Nesta data, em todo o planeta, médicos, pacientes, autoridades e comunidades fazem ações que buscam responder à seguinte pergunta: o que está ao nosso alcance fazer para que até 2019 tenhamos reduzido em 25% o total de cegos por causas que poderiam ser evitadas?
Além das dificuldades de acesso ao médico oftalmologista no SUS, outro grave problema é a falta de informação.

O Programa Visão 2020

O Direito à Visão é uma iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), com a participação de entidades internacionais, instituições de atenção oftalmológica, organizações não governamentais (ONGs) e corporações. Seu principal evento é o Dia Mundial da Visão.
O programa tem a finalidade eliminar a cegueira evitável em todo o mundo até o ano de 2020, para dar a todos e, em particular, aos desnecessariamente cegos, o direito à visão.
O Dia Mundial da Visão enfoca a atenção no problema da cegueira global: a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo (em relação às crianças, a média é de uma criança cega a cada minuto).
Seu objetivo é contribuir para conscientizar as pessoas de que até 75% da cegueira resulta de causas previsíveis e/ou tratáveis, bem como encorajar governos, corporações e outras fontes fornecedoras de fundos a investirem na prevenção da cegueira mundial. O custo econômico da cegueira global é estimado em US$ 28 bilhões por ano.
Originalmente, o Dia Mundial da Visão foi lançado pela Fundação Internacional dos Lions Clubes em 1998, e tornou-se o evento oficial do programa Visão 2020: o Direito à Visão até 2020.

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia


voltar

NEWSLETTER

IOA OFTALMOLOGIA - ITAIM - SP RUA JOAQUIM FLORIANO, 101 . 10º ANDAR . ITAIM BIBI
CEP 04534-010 . SÃO PAULO . SP . (11) 3071-2000

COMO CHEGAR

IOA Oftalmologia no facebook IOA Oftalmologia no Google +

© 2014 . IOA - INSTITUTO DE OFTALMOLOGIA APLICADA