Agendamento de Consulta Oftalmológica

07/07/2019 - 8 Dicas para a Correta Higiene Ocular

O vento, o ar-condicionado e o uso de lente de contato podem, por exemplo, aumentar a evaporação da lágrima e provocar, assim, um quadro de olho seco.

Já em outros casos, a poluição, poeira e maquiagem provocam alergia ocular e irritação na superfície do olho, além da possibilidade de servirem como “veículos” de propagação de germes, resultando em infecção ocular.

Abaixo temos oito medidas simples, mas que podem evitar doenças oftalmológicas e proteger os seus olhos. Confira abaixo:

1 - Higiene ocular começa pela lavagem diária
Lave diariamente os cílios e as pálpebras com água corrente, podendo associar soluções específicas para a limpeza ocular ou xampu neutro.

2 - Remoção de maquiagem
Remova toda a maquiagem, para isso, use demaquilantes, de preferência testados dermatologicamente e com características hipoalergênicas.

3 - Mantenha as mãos longe dos olhos
Evite colocar as mãos nos olhos, principalmente sem lavá-las antes ou ter utilizado álcool gel. As mãos são os principais condutores para germes, como bactérias e vírus, que podem causar infecções oculares, entre elas, a conjuntivite.

4 - Proteja os olhos com óculos
Use óculos escuros em locais externos, para reduzir a exposição dos olhos ao vento, poeira e sol.

5 - Não hesite em usar colírios
Colírios sempre podem ajudar, mantendo a lubrificação da superfície ocular e evitando a sensação de olho seco. Mas atenção: toda medicação deve ser prescrita pelo médico oftalmologista. Ele é responsável por indicar também o tipo de lubrificante e a frequência adequada para cada paciente.

6 - Cuidado com os objetos pessoais
Apesar de ser muito comum compartilharmos objetos pessoais no dia a dia, sempre que possível evite. Em especial produtos de higiene pessoal, como lenços e toalhas de rosto.

7 - Atenção ao uso de água boricada e/ou soro fisiológico
Evite aplicar substâncias como água boricada e/ou soro fisiológico na superfície ocular. Isso porque o soro contém cloreto de sódio, que pode contribuir para um ressecamento por evaporação da lágrima.

8 - Use corretamente as lentes de contato
Usuários de lentes de contato devem ter muito cuidado com o uso e manuseio, para se evitar doenças e infecções nos olhos. Também é fundamental não dormir, nadar ou tomar banho com lentes, respeitar o tempo de troca e somente lavá-las com soluções próprias para o objeto, impedindo o contato delas com água corrente e soro fisiológico.

Fonte: H.Olhos


voltar

NEWSLETTER

IOA OFTALMOLOGIA - ITAIM - SP RUA JOAQUIM FLORIANO, 101 . 10º ANDAR . ITAIM BIBI
CEP 04534-010 . SÃO PAULO . SP . (11) 3071-2000

COMO CHEGAR

IOA Oftalmologia no facebook IOA Oftalmologia no Google +

© 2014 . IOA - INSTITUTO DE OFTALMOLOGIA APLICADA