Agendamento de Consulta Oftalmológica

01/09/2016 - O envelhecimento da visão

O número de idosos no Brasil vem crescendo numa velocidade superior à média internacional. De acordo com o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, o número de pessoas com mais de 60 anos, que deve duplicar até 2050, triplicará no Brasil. Atualmente, cerca de 12,5% da população brasileira é idosa, e estima-se que chegue a 30% até a metade do século.Para o geriatra do Instituto de Geriatria e Gerontologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção São Paulo, Omar Jaluul, os sinais de envelhecimento são diferentes para cada um, mas é preciso procurar a ajuda médica preventivamente para garantir uma velhice mais saudável e ativa. Há números oficiais recentes que apontam o aumento da expectativa de vida dos brasileiros para 75,2 anos, 2 meses e 12 dias, com os homens vivendo até cerca de 71,6 anos, e mulheres, em média 7,2 anos a mais, com uma expectativa de 78,8 anos.

Analisando tais números, percebe-se que a visão tem um papel importante na qualidade de vida e na saúde do idoso. A deficiência visual causa um impacto negativo evidente, pela diminuição na habilidade de executar tarefas fundamentais para uma vida independente, como ler, dirigir, se vestir, ligar um aparelho na tomada ou comer sozinho. Cria-se uma dependência que vem com um ônus à família, ao Estado, à saúde pública. Pensando nisso, a Organização Mundial da Saúde vem aplicando e difundindo o conceito atual de envelhecimento ativo, que emprega uma visão holística e positiva do envelhecimento, no qual poder se adaptar, suportar e aprender com os desafios encarados durante a vida resultam numa melhor qualidade de vida e melhor bem-estar na fase de vida do envelhecimento.

Em outras palavras, cuidar-se e adotar práticas saudáveis, pois elas impactarão na saúde durante a velhice. No entanto, ainda é comum que as pessoas relacionem a ida ao médico a algum problema de saúde, e muitas ainda resistem em aceitar que com o passar dos anos algumas necessidades tornam-se mais latentes. “A ajuda de um bom geriatra possibilita uma visão do indivíduo como um todo e não fragmentado em órgãos ou sistemas, facilitando, dessa forma, a escolha da melhor opção de tratamento, seja ele preventivo ou pontual, considerando as várias possibilidades”, recomenda Jaluul.

Novidades em tratamentos

Há na atualidade bons avanços tecnológicos para garantir uma boa visão aos idosos, que passam pelas injeções intraoculares, a busca pelos olhos biônicos e pesquisas com células-tronco, assim como o uso e orientação adequada de iluminação e contraste nos ambientes ou textos que um idoso com BAV (baixa acuidade visual) leve/moderada irá ler. Há de se considerar que antigamente não havia nenhum desses recursos voltados para garantir uma boa visão, mas hoje há aplicativos em celulares com função de lanterna, lupa e leitores de texto em voz alta, tudo para facilitar a vida da pessoa com algum tipo de deficiência visual.

No entanto, para a oftalmologista Marcela Cypel, doutora pelo Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo, talvez o maior avanço seja na forma como se olha para os idosos. “Temos um olhar mais individualizado e mais inclusivo; um olhar que engloba oftalmologia e geriatria, a chamada oftalmogeriatria, onde são buscadas formas de se garantir a melhor visão possível, com qualidade, com reflexos em seu dia a dia e em um envelhecimento ativo”, diz. Jaluul lembra que há o componente genético, que não pode ser modificado, mas também existem fatores relacionados ao estilo de vida que privilegiam a saúde e o bem-estar, que fazem grande diferença na saudabilidade do idoso. “É impossível envelhecer com juventude, mas é factível envelhecer de forma saudável e jovial, para que esta etapa da vida seja agradável e prazerosa”, finaliza o geriatra.

TATIANA FERRADOR

Fonte: Revista Universo Visual - No. 93


voltar

NEWSLETTER

IOA OFTALMOLOGIA - ITAIM - SP RUA JOAQUIM FLORIANO, 101 . 10º ANDAR . ITAIM BIBI
CEP 04534-010 . SÃO PAULO . SP . (11) 3071-2000

COMO CHEGAR

IOA Oftalmologia no facebook IOA Oftalmologia no Google +

© 2014 . IOA - INSTITUTO DE OFTALMOLOGIA APLICADA