Agendamento de Consulta Oftalmológica

17/11/2014 - O excesso de sal e os riscos para sua saúde ocular

Não é nenhuma novidade para ninguém que o consumo em excesso de sal faz mal à saúde. No entanto, você sabia que o sal também pode prejudicar a saúde ocular? O risco é tanto que pode até ocasionar doenças como a catarata. Confira a seguir os efeitos negativos do sal sobre a saúde ocular e como se prevenir de forma saudável.

No resto do corpo, o uso em excesso do sal pode causar hipertensão, arritmia e problemas renais. A hipertensão dilata os vasos sanguíneos e as artérias da retina, o que pode gradualmente fazer com que o paciente perca a visão. Estes danos podem ser detectados com um exame de fundo de olho, o que reforça a importância de consultas regulares ao oftalmologista, para se diagnosticar o problema cedo.

Os efeitos do sal sobre a saúde ocular podem ocasionar a catarata, também, em especial a subcapsular posterior. Este subtipo da catarata afeta o cristalino e deixa o paciente mais sensível à luz (fotofobia). A catarata se desenvolve com facilidade em pacientes que consomem sal em excesso porque o tempero prejudica a manutenção da pressão osmótica nas células do cristalino, deixando-o opaco.

Reeducação alimentar

Um dos métodos mais eficientes para se diminuir consideravelmente o consumo de sal nas refeições é simplesmente tirar o saleiro da mesa. Também é válido reduzir o uso de sal no preparo dos alimentos, o que deve contribuir para um ganho de saúde em geral, não só ocular. Não é preciso fazer nada extremo, como banir completamente o tempero: busque diminuir as doses aos poucos, de forma que o seu apetite não será afetado.

Também é recomendável consultar um nutricionista a respeito da melhor forma de reduzir o consumo diário de sal e de quais maneiras é possível substituí-lo para se ter mais saúde e não prejudicar o paladar.

Fonte: Portal Visão Laser


voltar

NEWSLETTER

IOA OFTALMOLOGIA - ITAIM - SP RUA JOAQUIM FLORIANO, 101 . 10º ANDAR . ITAIM BIBI
CEP 04534-010 . SÃO PAULO . SP . (11) 3071-2000
(11) 3168-6638 | (11) 3071-2084 | (11) 3078-3434 | (11) 3168-7828

COMO CHEGAR

IOA Oftalmologia no facebook IOA Oftalmologia no Google +

© 2014 . IOA - INSTITUTO DE OFTALMOLOGIA APLICADA